Buscar

1. Em que fase se inicia a calcificação do dente?

odontogenese

1. Em que fase se inicia a calcificação do dente? 
2. O que se entende por banda epitelial primária e quando esta aparece? O que ocorreria se devido a uma mutação genética ou ação de teratógeno esta banda não fosse formada? 
3. Observe a primeira figura e entenda a relação do desenvolvimento de um dente decíduo e seu substituto permanente. Por que na grande maioria das vezes quando ocorre agenesia de um dente decíduo o dente permanente correspondente também não é formado?
4. O que se entende por lamina dental e lâmina vestibular? Onde estaria localizada a lamina vestibular na figura da formação do palato. Correlacione a presença dos freios labiais com esta região. 
5. Cite exemplos de fatores ambientais que interferem com a formação do dente. 
6. A tetraciclina é um antibiótico com amplo uso na medicina e odontologia. Este antibiótico se deposita em tecidos que estão sendo calcificados (esmalte, dentina, cemento e ossos). Quando ingerido pela mãe durante a gravidez pode causar manchas amarelas nos dentes do filho. A figura abaixo mostra um corte histológico de um incisivo central decíduo onde aparecem linhas de impregnação com tetraciclina (evidenciadas pela luz ultravioleta). Este dente foi achado em uma vala clandestina e suspeita-se que seja de um indivíduo, cuja história médica reporta ingestão de tetraciclina pela mãe durante o período fetal. Poderia este dente ser do indivíduo suspeito? Quantas doses de tetraciclina ingeriu o indivíduo? A tetraciclina ingerida durante o quinto mês de gravidez irá causar manchas em que regiões de quais dentes? Consulte a figura no final do texto para responder esta questão. Observe as figuras da questão 1. Em qual das fases lá mostradas pode haver incorporação de tetraciclina no germe dental 
7. Você foi procurado pelos pais do indivíduo da figura abaixo, que está com 4 anos de idade. Os mesmos relatam que devido a eritroblastose fetal ele teve uma alta concentração de bilirrubina no sangue até a décima semana de vida. Os pais querem saber se o pigmento pode ser removido por uma limpeza da superfície do dente, e se os dentes permanentes também estarão manchados. Qual seria sua resposta? Consulte a figura no final do texto para responder esta questão. 
8. A amelogenina é a proteína mais abundante da matriz do esmalte dental. Mutações no gene da amelogenina causam a amelogênese imperfeita com a formação de um esmalte dental pouco mineralizado. Como uma mutação no gene de uma proteína pode afetar o esmalte dental, haja vista que o esmalte maduro é formado por 97% de matriz mineral? 
9. A figura abaixo mostra a dentição de um indivíduo com sífilis congênita. Observe as alterações típicas na forma da coroa dental. O Treponema pallidum afeta qual fase do desenvolvimento dentário? Por que a infecção por este agente infeccioso não interfere com a forma dos dentes decíduos? Cite outros fatores ambientais que interferem na formação dos dentes. Em que fase do desenvolvimento eles atuam? Consulte a figura no final do texto para responder esta questão. 
10. A displasia dentinária radicular é uma alteração onde a dentina da coroa dental é normal enquanto que a dentina da região radicular não se desenvolve. Análises histológica de dentes com esta malfomaçào freqüentemente mostram que a bainha epitelial derivada do epitélio do esmalte está mal formada. De que maneira uma malformação na bainha epitelial pode afetar a formação da dentina? Por que somente a dentina radicular é afetada nestes casos? Identifique a bainha epitelial nas figuras da questão 1. 
11. A figura abaixo mostra dente com uma “pérola de esmalte”. Que células produzem esta estrutura. Por que estas células têm a capacidade para produzir esmalte na raiz dental? Qual a função fisiológica destas células? 

12. As figuras abaixo mostram exemplos de cistos periapicais (pequeno saco na ponta da raiz na primeira figura e como duas áreas arredondadas escuras (radiolúcidas). Cistos periapicais são crescimentos epiteliais (estimulados por processos inflamatórios) na região do ligamento peridontal em indivíduos adultos. Estes cistos podem crescer e tomar grandes porções da maxila e mandíbula causando graves problemas de saúde. Qual a origem embriológica do epitélio que origina estes cistos. 

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Lizeti Ramalho

1 - A calcificação ou mais corretamente, a mineralização dental tem inicio na fase de "campãnula",  momento em que as celulas se diferenciam e começam a secreção da matriz organica necessária e fundamental para o processo de mineralização.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais