Buscar

Qual a diferença entre progressão criminosa e crime progressivo?

💡 1 Resposta

User badge image

Thalita Oliveira

A diferença está na intenção do agente. No crime progressivo, o agente deseja um resultado mais grave e para alcançá-lo pratica um resultado menos grave. Ex: A deseja matar B e para fazê-lo, o agride até matar. (Neste caso, a vontade é causar o homicídio, mas para tanto, deverá primeiro praticar lesão corporal)

Já na progressão criminosa, o agente deseja um resultado menos grave e durante a execução, muda de idéia para atingir um resultado mais grave. Ex: A deseja lesionar B, mas durante o ato, muda de idéia e decide agredir até matá-lo. (A vontade inicial era praticar lesão corporal, no entanto, com a mudança, decidiu praticar homicídio)

Em ambos os casos, aplica-se o princípio da consunção, em que o crime mais grave absorve o menos grave, sendo assim, tanto no crime progressivo como na progressão criminosa, A responderá por homicídio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais