Buscar

Penhora de Créditos

Caros colegas doutores, peço ajuda de vocês no entendimento da leitura do artigo 855 do NCPC, correspondente ao art.671do atual CPC. Pela leitura dos incisos, se o executado detiver creditos em mãos de terceiros este, devidamente intimado, deve pagar diretamente ao juízo? é isso? E no segundo inciso, o executado sendo credor não pode, pelo aspecto subjetivo, dispor, perdoar aquela dívida? é isso?

💡 1 Resposta

User badge image

ANA

Ao meu ver, o inciso I do referido artigo explicita que nos casos em que o executado seja credor de um terceiro, este terceiro devedor deverá ser intimado para que não efetue o pagamento do crédito devido ao ora executado, seu credor. Ex.: João é executado em determinado processo de Execução. Maria deve uma quantia em dinheiro a João. Então, Maria deve ser intimada para que não efetue o pagamento a João, ficando em posse do valor até segunda ordem.

Já o inciso II explicita que neste caso, o ora executado (João) sendo credor de terceiro (Maria) não pode fazer a disposição deste crédito, ou seja, perdoar a dívida, ceder o crédito devido a outrem, etc.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais