Buscar

Como fazer uma citaçao?

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Cristiane

Tipos de citação:

Citação Direta - A citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra, ou seja, durante a elaboração de um trabalho acadêmico, por exemplo, foi necessário consultar um autor específico e, para o seu trabalho, alguma frase foi importante. 

ex: “Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).

Citação Direta com mais de 3 linhas - As citações com mais de três linhas devem ter um tipo de destaque diferente: é necessário reduzir o tamanho da fonte, podendo ser para 10 ou 11 e também é preciso aplicar um recuo de 4cm em relação à margem esquerda — selecione o texto e movimente os marcadores, localizado na régua do Word até o número 4, assim, todo o seu texto ficará com o recuo exigido pelas normas (veja a imagem ao lado). Ao final, a citação com mais de três linhas não tem aspas.

Citação Indireta - Depois de ler um artigo, você chegou a uma conclusão semelhante a do autor consultado. Mas por algum motivo pessoal, você não tem interesse em usar as mesmas palavras e exatamente a mesma estrutura que encontrou no artigo em questão. Nesse caso, você fará uma citação indireta, já que o seu texto teve como base uma obra consultada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em

prática nosso conhecimento sobre Metodologia Científica.


Há três tipos de citação a direta, a indireta e a citação de citação.

A citação direta é a escrita fiel de um trecho do texto de uma obra. A parte citada, pode ser uma frase ou um parágrafo inteiro deve ser escrita entre aspas duplas sendo que a referência do autor, página onde se encontra a citação e ano da obra pode aparecer no fim da citação ou no começo.

Caso a citação possua mais de três linhas deve-se destaca-la do texto com recuo de 4 cm em relação a margem esquerda, usar fonte tamanho 10, não colocar aspas e deixar um espaço de 1,5 cm entre o texto e a citação. As informações sobre o autor, página e ano podem ser colocadas antes da citação ou no fim desta.

A citação indireta é quando usamos nossas próprias palavras para expressar uma ideia ou pensamento de outra pessoa, não há a necessidade de colocar aspas. O autor pode ser citado da mesma maneira da citação direta, porém não é necessário colocar a página em que o trecho citado aparece na obra original.

A citação de citação ocorre quando não se tem acesso a obra original. Para fazer a referência basta colocar primeiro referência do autor da obra original (sobrenome do autor em maiúscula, o ano da obra) em seguida deve-se colocar a expressão apud, por fim faz-se a referência ao autor de onde foi tirada a citação (sobrenome do autor em maiúscula, seguida do ano e a página).


Portanto pode-se fazer três tipos de citações: a citação direta, a citação indireta e a citação de citação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais