Buscar

Direito constitucional ?

Após um bem sucedido golpe de Estado, uma facção de militares contrários ao governo anteriormente estabelecido tomou a administração daquele país. Daí em diante, passa a legislar sob a ideologia a que estão filiados. Será necessário que este novo governo reedite normas sobre todas as esferas da vida privada, a exemplo das normas de direito civil, direito empresarial, etc? As normas anteriormente vigentes, com o golpe, ficam automaticamente revogadas? Justifique.

💡 3 Respostas

User badge image

Sabina Attili

As normas anteriormente vigentes ao golpe serão sim revogadas, pois com a criação de uma nova constituição outorgada, as leis anteriores serão revogadas de imediato, pois trata-se do fenômeno da não recepção. Um exemplo disso seria o da década de 1937 no governo Getúlio Vargas, onde tivemos uma constituição outorgada, onde houve uma imposição de poder. É de se esperar que com um golpe de estado novas normas serao vigentes em meio as esferas da sociedade, normas estas que irão agora imputar um novo tipo de administração para todas as esferas do estado por exemplo no golpe de 64 onde os militares passaram a governar assim passando a ser um regime autoritario deixando de lado as constituiçoes anteriores, pois com a constituição de 1967 parte dos preceitos democraticos da constituição de 1946 foram desfeitos, assim dando lugar a uma nova administração. E para melhor exemplificação temos tambem o golpe no Peru, em 1922, onde o presidente Alberto Fujimori fez um golpe de estado com o apoio das Forças Armadas, e dissolveu o Congresso; prendeu a maioria dos líderes partidários, censurou os meios de comunicações, e colocou o Exército nas principais ruas de Lima.  

1
Dislike0
User badge image

Willian Morini souza

sim faz parte

0
Dislike1
User badge image

Gabriel Gomes

Isto

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Direito Constitucional.

Direito Constitucional I

ESAMC SANTOS

User badge image

matheus klaus

Materiais relacionados