Buscar

como e feita a renovação celular nos epitelios estratificados

💡 18 Respostas

User badge image

Thiago Renno

atraves da renovação das celulas da camada basal 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para realizar essas funções, os epitélios se agrupam em diferentes estruturas. Os epitélios escamosos simples são uma única camada de células achatadas que, devido à sua magreza, facilitam a troca de gases e são encontradas nos pulmões e vasos sangüíneos. Por sua vez, podemos definir os epitélios estratificados como aqueles que possuem duas ou mais camadascelulares.

Ambas as atividades requerem mais organelas para a secreção de proteínas (ER, Golgi) e / ou geração de energia (mitocôndrias), tornando essas células maiores. Células cuboidais e colunares são proeminentemente encontradas no intestino, nas glândulas e nos rins.

Normalmente, a camada externa do epitélio é escamosa, mas em alguns casos é cubóide ou colunar. As múltiplas camadas de células nos epitélios estratificados proporcionam melhor proteção, pois resistem ao estresse mecânico e à desidratação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais