Buscar

o que levou o declínio do império romano?

💡 3 Respostas

User badge image

Geisy Lima

O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.As ondas migratórias dos povos bárbaros do norte da Europa e de regiões da Ásia em direção a Roma, provocadas por transformações climáticas e outros fatores similares, forçavam o Império a repelir os invasores e a mover progressivamente mais contingentes do exército para a defesa do centro do Império, que era a cidade de Roma.

Do ponto de vista econômico, o Império entrou em crise sobretudo após o colapso do sistema escravista, que teve de ser substituído pelo sistema de colonato, que consistia na relação entre pessoas com precárias condições de subsistência e grandes proprietários de terras, que contratavam seus serviços e, em troca, ofereciam proteção e terras para o trabalho. Muitos proprietários que possuíam escravos passaram a libertá-los e a estabelecer também o regime de colonato com eles. Esse processo acabou por provocar uma decadência dos centros urbanos e da atividade comercial nas cidades.Outro fenômeno que ganhou proporção grandiosa em meio à crise do Império foi a ascensão do cristianismo. Os cristãos, que já habitavam os domínios do Império há bastante tempo, passaram a crescer numericamente. Esse fato levou o Imperador Constantino – que, depois, transferiu a sede do Império Romano para Bizâncio – a instituir o cristianismo como religião principal do Império Romano, tendo ele próprio se convertido.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História, mais especificamente sobre o Império Romano.
A civilização romana foi um grande império que dominou boa parte da Europa por vários séculos. Tinha como capital a cidade de Roma, que até hoje é o centro político-administrativo da Itália. Os romanos influenciavam vários povos naquela época. Existiam vários povos que faziam parte da vizinhança dos romanos, dentre eles, os bárbaros, que sempre tentavam invadir o território romano, para usar suas terras ou para se protegerem de invasões ocorridas em seus próprios territórios. Dentre os bárbaros, os mais conhecidos eram os visigodos, francos, vândalos e os anglo-saxões.

O império romano acabou se enfraquecendo por conta de epidemias que dizimaram uma parte considerável de pessoas, de desorganização política e a dificuldade de coordenar um grande império. Essa foi a grande oportunidade para que os povos bárbaros invadissem e tomassem as cidades romanas, destruindo e matando todos que viam pela frente, roubando tudo que podiam, e isso acabou por contribuir para a queda de Roma.


Portanto, a civilização romana foi um império que dominou, durante séculos a Europa. Era cobiçada por diversos povos, dentre eles os bárbaros, que eram povos nômades, e sempre tentavam invadir. Por conta de diversos fatores, o império acabou se enfraquecendo e isso foi a deixa para que os bárbaros conseguissem invadir as cidades e saquear as riquezas dos romanos. Isso contribuiu para a queda de Roma em 476 d.C.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais