Buscar

O QUE É CONTAMINAÇÃO CRUZADA?

💡 3 Respostas

User badge image

Agnes Pinheiro

Contaminação/infecção cruzada é aquela na qual você passa de um objeto para alguem, ou de alguém para alguém. Explicando melhor, é a forma de contaminar o seu paciente ou você mesmo. Por exemplo quando utiliza materiais sem esterelizar, passa a doença de um paciente para outro.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Contaminação Cruzada é a transferência direta ou indireta de microrganismos patogênicos, geralmente bactérias, de um alimento contaminado, para um outro alimento em bom estado. Também pode ocorrer quando se é utilizado equipamentos ou utensílios contaminados em um preparo sem um higienização devida. Para ser considerada este tipo de contaminação ela deve ocorrer de forma não intencional.
Os agentes contaminantes são divididos em físicos, onde há algum corpo/objeto estranho que seja visível a olho nu; químicos, que são substancias químicas, produtos ou toxinas; e biológicas, que são microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas).
A contaminação cruzada em alimentos pode ser prevenida através da implantação de um sistema de gestão da segurança de alimentos, educação em saúde e higienização adequada.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais