Buscar

Como pedagogia era vista no século XX?

💡 3 Respostas

User badge image

Lipe Gomes

No Brasil, a educação pública só teve início no século XX. Durante várias décadas, houve diversas transformações: a pré-escola não tinha caráter formal, não havia professores qualificados e a mão de obra era muita das vezes formada por voluntários, que rapidamente desistiam desse trabalho (MENDONÇA, 2012). Graças à Constituição de 1988, a criança foi colocada no lugar de sujeito de direitos e a educação infantil foi incluída no sistema educacional.

Os primeiros movimentos voltados para o cuidado da criança foi em 1874, na qual as Câmaras Municipais do Brasil passaram a destinar uma ajudar financeira para as crianças negras, místicas ou brancas que eram rejeitadas, tinha que apresentar periodicamente às crianças as autoridades. Um tempo depois foi criada pela a Igreja Católica as Rodas dos Expostos, ou dos rejeitados essa instituição era de cunho filantrópico da Santa Casa de Misericórdia, e foram se espalhando pelo país no século XVIII. Com o advento da República houve uma preocupação maior com educação da criança, mas foi no século XX, que há ações que demonstram atuações por parte da administração pública. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A tentativa de aplicar u método científico para o estudo da educação remonta ao filósofo alemão Johann Friedrich Herbart , que apelou à aplicação da psicologia na arte de ensinar . Mas não até o final do século 19, quando o psicólogo alemão Wilhelm Max Wundt estabeleceu o primeiro laboratório psicológico da Universidade de Leipzig em 1879, quando foram feitos sérios esforços para separar a psicologia da filosofia . Os monumentais Princípios de Psicologia Fisiológica de Wundt (1874) tiveram efeitos significativos na educação no século XX.

William James , muitas vezes considerado o pai da educação , começou por volta de 1874 a estabelecer as bases para seu laboratório psicofisiológico, que foi oficialmente fundado na Universidade de Harvard em 1891.

Os interesses devem ser despertados e ampliados como pontos de partida naturais da instrução. Os princípios e palestras de James para professores de psicologia deixam de lado as noções mais antigas de psicologia em favor de uma perspectiva essencialmente comportamentalista . Eles pediram ao professor que ajudasse a educar indivíduos heroicos que projetariam visões ousadas do futuro e trabalhariam corajosamente para realizá-las.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais