Buscar

O que e ritmo cardíaco e a frequência cardíaca?

💡 4 Respostas

User badge image

manoel medeiros

O coração é um órgão muscular, composto por quatro câmaras projetadas para trabalhar de forma eficiente, confiável e constante por toda a vida. As paredes musculares de cada câmara cardíaca contraem-se em uma sequência regular, bombeando o sangue que o organismo necessita e consumindo a menor energia possível durante cada batimento.

As contrações das fibras musculares do coração são controladas por correntes elétricas que percorrem o coração de forma precisa, seguindo trajetórias e velocidades específicas. A corrente elétrica iniciada em cada batimento tem a sua origem no marca-passo natural do coração (nódulo sinusal ou sinoatrial), localizado no alto da câmara cardíaca superior direita (átrio direito). A frequência cardíaca é determinada pela frequência com que o marca-passo fisiológico descarrega a corrente elétrica. Esta frequência é estimulada pelos impulsos nervosos e pelos níveis de hormônios específicos na corrente sanguínea.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A frequência cardíaca é controlada por meio do sistema nervoso autonômico, parassimpático, simpático e frequência cardíaca intrínseca. Apesar disso, batimento a batimento cardíaco, ocorrem mudanças na magnitude da atuação das alças do sistema nervoso autonômico sobre o coração, provocando variações nos níveis da frequência cardíaca, que são chamadas de variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

Um ritmo cardíaco fora do normal ocorre quando o coração bate muito rápido, muito lento ou de forma instável e irregular. Isso também é chamado de arritmia. Dentro do coração há um complexo sistema de válvulas, nós e câmaras que controlam como e quando o sangue é bombeado. Se as funções desse sistema vital forem interrompidas, danificadas ou comprometidas, isso pode mudar o padrão com o qual seu coração bate. As arritmias podem causar sintomas, como tremores, dor ou pancadas no peito.

No ritmo cardíaco anormal chamado taquicardia supraventricular (TVS), o impulso elétrico que estimula o coração não vem do nó sinusal como deveria. Em vez disso, ela vem de uma coleção de tecido envolvendo o nódulo atrioventricular (AV), e os impulsos elétricos são gerados em uma taxa rápida, o que pode resultar em 280 batimentos cardíacos por minuto.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais