Buscar

qual a diferença entre coerência e coesão?

💡 3 Respostas

User badge image

Dayana Ramos

A coesão consiste numa conexão linguística que possibilita a ligação das ideias no decorrer do texto, facilitando a transmissão do conteúdo e entendimento por parte do leitor. Os chamados elementos de coesão são utilizados com o objetivo de interligar as palavras e facilitar a compreensão. A coerência é fundamental para a compreensão e interpretação do conteúdo do texto, estando vinculada à coesão. A principal função da coerência é possibilitar a construção dos sentidos do texto, formando o encadeamento das ideias. A coerência textual faz com que o texto tenha uma relação lógica e organizada de ideias que se complementam, sendo que a ausência de coerência prejudica bastante o entendimento do leitor quanto às ideias e conteúdos abordados.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Coesão significa literalmente que os elementos individuais de um grupo estão próximos. A coesão geralmente se refere a esse efeito que ocorre em alguma área, pequena ou grande. A coesão também funciona figurativamente por meio de semelhança temática (similaridade usando tipos) e diferenças temáticas.
A coerência é um padrão na estrutura geral, geralmente expressa em uma lista de todas as partes principais. Por exemplo, se o padrão geral tem quatro retângulos principais, essa é uma descrição coerente, porque se descrevermos cada retângulo individualmente e os adicionarmos juntos, poderemos ter uma descrição do padrão geral. A coerência pode ser figurativa se o padrão geral for uma metáfora ou conveniência para descrever algo abstrato.
No entanto, uma descrição coerente de uma obra de arte teria que explicar a composição da obra de arte contextualizada dentro da história da arte. Seja o que for que permita entender tudo sobre isso, é a descrição coerente.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais