A maior rede de estudos do Brasil

A massagem modeladora para o tratamento do fibroedema gelóide melhora na aparência da pele com aspecto de casca de laranja, porque?

A massagem modeladora é uma técnica muito utilizada no meio estético para o tratamento do fibroedema gelóide. Dentre os benefícios obtidos com a técnica está a melhora na aparência da pele com aspecto de casca de laranja. Assinale a alternativa que justifica a melhora:


Alternativas:

  • a)

    A massagem promove a retirada da gordura estocada nos adipócitos, o que causa a descompressão dos vasos sanguíneos e melhora a circulação e oxigenação do local afetado.

  • b)

    A massagem modeladora age sobre os diversos sistemas do organismo, porém nessa técnica a melhora não se dá no sistema tegumentar, visto que os movimentos rápidos e intensos são opostos ao praticado na drenagem linfática, fazendo com que não haja a redução do edema.

  • c)

    Os efeitos notados na pele ocorrem exclusivamente pelo estímulo ocasionado pelo sistema nervoso central que ao receber a massagem estimula os nervos periféricos.

  • d)

    A melhora se dá pelo sistema tegumentar que ao ser massageado recebe um maior aporte sanguíneo e de oxigênio, o que nutre o tecido e melhora sua viçosidade, bem como pela esfoliação da pele causada pela fricção que elimina as células mortas fazendo com que as células inferiores sejam mais hidratadas. 

    Alternativa assinalada

  • e)

    A massagem estimula o sistema muscular que mantém por mais tempo a concentração de ácido lático nos músculos, fazendo com que o organismo oxigene melhor a musculatura, o que auxilia no retorno venoso e linfático.


4 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes