Segundo a tradição platônica, Agostinho acreditava que “ aprender é recordar”. Assim, desenvolveu a teoria da “iluminação divina”. Acreditava que Cristo, funcionando como mestre interior , era o responsável pela aprendizagem.
RD Resoluções
Há mais de um mês
A obra de Santo Agostinho ressalta fundamentalmente um esforço das discussão dos motivos da religião cristã com base na filosofia platônica. Tendo assim, o platonismo como introdução ao teórico, Agostinho desenvolveu e defendeu a ideia de que, como toda necessidade humana, também a aprendizagem, em última instância, só pode ser satisfeita por Deus. Ele acreditava que "aprender é recordar", o elevado filósofo medieval desenvolveu a teoria da iluminação divina, na qual entendia que Cristo, funcionava como mestre interior, e era o responsável pela aprendizagem.
Agostinho investigava em seus ensinamentos salientar a importância de Deus para o crescimento daquilo que não é material, ou seja, a alma humana. Neste sentido, a teoria da iluminação baseava-se por atingir uma luz que não é de cunho material por meio do conhecimento da verdade. A partir do momento em que o homem consegue atingir esse conhecimento, essa luz, ele passa a ter uma vida verdadeiramente feliz tendo o que o filosofo afirmava ser a recordação de Deus.
Mônica Fontoura Teixeira
Há mais de um mês
Do que precisas?