Buscar

Porque a pelagra, no mundo moderno, é considerada uma raridade médica?

Pelagra é uma doença causada pela deficiência de niacina (vitamina B3), caracterizada pela tríade dermatite, diarreia e demência.

Segundo o Baynes (3ª edição, 2011), a pelagra, no mundo moderno, é considerada uma raridade médica.

Por que ele disse isso?

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Hoje em dia a dieta humana, principalmente quem segue uma onívora, está bem suprida de vitaminas hidrosolúveis, como a niacina. A não ser em casos de restrição extrema de alimentos, é que teriamos o quadro de pelagra.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O corpo humano carece de compostos químicos para realizar suas funções e manter o organismo em constante homeostase. Dentre esse compostos químicos, destacamos as enzimas que consistem em importantes agentes que catalisam as biomoléculas. Por conseguinte, as enzimas não conseguem desempenhar seu papel se o corpo tiver alterações, a saber temperatura elevada, pH desregulado, entre outros.

A patologia apresentada no questionamento Pelagra, refere-se a rachaduras profundas na pele, sendo ocasionada pela redução ou ausência da Vitamina B3 e do Triptofano. Sendo o último um aminoácido imprescindível para o organismo, em razão de que aliado a vitamina B3, eles catalisam e sintetizam moléculas que serão encaminhadas para os órgãos e tecidos.

Dessa forma, o profissional da saúde que o questionamento aborda que o mesmo afirma ser a Doença Pelagra uma doença rara, isso se deve ao fato de que a patologia, atinge somente pessoas com casos graves de anorexia, e usuários de narcóticos, incluindo bebidas alcó

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais