Buscar

O crime de homicídio praticado com mais de 100 facadas. Qual seria sua tipificação?

Prova

💡 6 Respostas

User badge image

Dayna Martins

O nexo causal é uma condição necessária, mas não suficiente para a imputação de um crime a alguém como obra sua. Deve verificar o contexto, mas, somente com esta informação do número de facadas, meio, resultado morte. Entendo:

Poderá observar nesta decisão: TJ-PR - Recurso em Sentido Estrito RSE 4404353 PR 0440435-3 (TJ-PR)

Ementa: PROCESSUAL PENAL - JÚRI - HOMICÍDIO QUALIFICADO POR MEIO CRUEL - VÁRIAS FACADAS DESFERIDAS - ALEGAÇÃO DE LEGÍTIMA DEFESA - DÚVIDA ACERCA DA OCORRÊNCIA DA EXCLUDENTE A JUSTIFICAR A PROCEDÊNCIA DA DECISÃO DE PRONÚNCIA - PLEITO DE EXCLUSÃO DA QUALIFICADORA - AUSÊNCIA TOTAL DE PROVA - INCONFORMISMO RECURSAL PARCIALMENTE PROVIDO - CUSTÓDIA CAUTELAR - DESNECESSIDADE - AUSÊNCIA DE QUALQUER FATO CONCRETO A PERMITIR A MEDIDA CONSTRITIVA DE LIBERDADE - CONCESSÃO DE HABEAS CORPUS DE OFÍCIO - RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. 

É decisão de primeira instancia, mas, que demostra sua eficacia sobre o assunto.

Exclusão da Qualificadora Conforme o caso concreto, a quantidade de facadas ou tiros desferidos pode configurar a qualificadora do meio cruel.

Assim, entende-se, que há qualificadora no resultado cruel do crime, em questão as facadas. É despoporcional e Inconcebível, pela lógica do homem médio, homicidio por 100 facadas ser concebida por homicidio simples.

Aplica-se, art. 121 

Homicídio qualificado

§ 2° Se o homicídio é cometido: 

III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

3
Dislike0
User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Rayane,

a tipificação é no art. 121, parágrafo 2, inciso III do CP - Homicídio qualificado com requintes de crueldade.

2
Dislike0
User badge image

Dayna Martins

Em suma, a tudo que foi supracitado acima, com as informações da pergunta é inegável, que a tipificação é o Crime de Homicídio qualificado, Art. 121, § 2° CP.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais