Buscar

como ocorre o rpocesso de diferenciação dos odontoblastos coronarios e dos odontoblastos radicular

💡 3 Respostas

User badge image

Leandro Borges Costa

Na parte da coroa, os odontoblastos são células colunares altas. Na raiz  se apresenta como células colunares baixas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O odontoblast é uma célula pulpar muito diferenciada. Sua principal função é a dentinogênese, ou seja, a produção de dentina, a substância sob o esmalte do dente. Eles aparecem como células colunares altas na coroa do dente e tipo colunar baixo no meio da raiz. Na porção radicular do dente, os odontoblastos são mais curtos e mais ou menos cuboidais. Em direção ao ápice, achatam-se parecendo fibroblastos.

Na região coronal da polpa, os odontoblastos são mais colunares, produzem dentina primária ou comum com túbulos normais. Na zona do meio, o número de túbulos é menor e eles são menos regulares. Na região Os odontoblastos apicais parecem menos diferenciados e produzem dentina menos tubular e mais amorfa.

Os odontoblastos secretam dentina ao longo da vida, diferentemente do esmalte, que é considerado dentina secundária uma vez concluída a formação radicular, o que pode ser uma tentativa de compensar o desgaste natural do esmalte. Isso ocorre devido à retenção dos odontoblastos no interior do dente, ao longo da parede pulpar externa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais