Buscar

Do que é "licitação"?

💡 3 Respostas

User badge image

Raimundo Surf

Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares. Contrato é o acordo recíproco de vontades que tem por fim gerar obrigações recíprocas entre os contratantes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar o conteúdo da lei n°8.666/93 que expõe as normas e diretrizes das contratações públicas e, consequentemente, das licitações.
De modo geral, a licitação é um processo em que vários interessados em realizar algum encargo mandam suas propostas e um administrador público as analisa, entendendo qual é a melhor e mais vantajoso, ou seja, calcula qual o valor custo-benefício de cada uma delas e escolhe a melhor.
A lei que estabelece como a licitação deve ser realizada propõe que a licitação deve ser feita de maneira impessoal e igual, ou seja, não se deve julgar uma proposta tendo em vista fatores pessoais, mas sempre tendo em vista o que é bom para o público, fazendo com que a licitação seja justa.
Do mesmo modo, tendo em vista que a licitação tem como objetivo o bem público, ela deve ser aberta e pública, ou seja, a população tem o direito de saber como o processo está caminhando, o que garante maior democratização do processo.
Deste modo, a licitação é um fator essencial da Administração Pública e é importante que suas leis e normas estejam definidas previamente para que seja um processo transparente, impessoal, eficaz e objetivo, que visa interesses públicos e não pessoais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais