Como a ciências sociais se diferenciam do senso comum ao tratar de cultura?
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Para os termos do conhecimento popular a cultura existente é visto como uma construção a partir de algo único e já estabelecido, nem sempre sendo passível de alteração, normalmente sendo imposta por grupos econômicos e sociais dominantes. Esses grupos foram aos poucos dominantes grandes locais e o conhecimento dispersado nas regiões.
Em termos de análise das ciências sociais, a cultura é algo que está em construção constante. A cultura varia de acordo com os costumes e hábitos de uma determinada população e pode se manifestar de diversas formas. Normalmente está relacionada ao campo da subjetividade do comportamento humano.
A cultura pode ser relacionada aos diversos campos da vida, com conhecimentos específicos e tácitos - dessa forma que a cultura do senso comum é separada da cultura analisada nos aspectos das ciências sociais.
Camila Ferreira
Há mais de um mês
O senso comum se difere e se assemelha em alguns pontos, com relação ao senso comum e ao conhecimento religioso. Uma primeira característica pode ser o fator fé, necessário ao conhecimento religioso. Em seguida, temos que o conhecimento religioso é puramente dogmático e, como terceira característica, não necessariamente prático. No caso do senso comum, ele tem de ser prático e testado durante longos períodos, até tornar-se "comum".