Buscar

quanos osso tem na mao

💡 3 Respostas

User badge image

mery lucy dos sanots da silveira

27 Ossos da mão incluindo carpo- metacarpo- falanges proximal- medial- distal lembrando que o dedão tem apenaas duas falanges sendo proximal e distal

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O esqueleto da mão humana consiste de 27 ossos: os oito ossos do carpo curtos do pulso são organizados em uma fileira proximal ( escafoide , semilunar , triquetral e pisiforme ) que se articula com os ossos do antebraço e uma linha distal. ( trapézio , trapézio , capitato e hamato ), que se articula com as bases dos cinco ossos metacarpianos da mão. As cabeças dos metacarpos, por sua vez, se articularão com as bases da falange proximaldos dedos e polegar.
Essas articulações com os dedos são as articulações metacarpofalângicas conhecidas como juntas. No aspecto palmar das primeiras articulações metacarpofalângicas, existem pequenos ossos quase esféricos chamados de ossos sesamóides. As quatorze falanges compõem os dedos e polegar, e são numeradas IV (polegar para o dedo mindinho) quando a mão é vista de uma posição anatômica (palma para cima). Cada um dos quatro dedos consiste em três ossos da falange: proximal, médio e distal. O polegar consiste apenas de uma falange proximal e distal.
Junto com as falanges dos dedos e do polegar, esses ossos metacarpo formam cinco raios ou cadeias poliarticuladas. Como a supinação e a pronação (rotação em torno do eixo do antebraço) são adicionadas aos dois eixos dos movimentos do punho, a ulna e o rádio são às vezes considerados parte do esqueleto da mão. Existem numerosos ossos sesamoides na mão, pequenos nós ossificados embutidos nos tendões; o número exato varia entre as pessoas: enquanto um par de ossos sesamóides é encontrado em praticamente todas as articulações metacarpofalângicas do polegar, os ossos sesamóides também são comuns na articulação interfalângica do polegar (72,9%) e nas articulações metacarpofalângicas do dedo mínimo (82,5%) e o dedo indicador (48%). Em casos raros, os ossos sesamóides foram encontrados em todas as articulações metacarpofalângicas e em todas as articulações interfalângicas distais, exceto a do dedo longo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais