Buscar

FILOSOFIA DE DAVID HUME

Qual a utilidade do direito para Hume? O que é empirismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos avaliar e conceituar o que é o empirismo para que, posteriormente, seja possível entender a utilidade do direito na filosofia de Hume.
De modo geral, os empiristas acreditam que todos os conhecimentos que podemos obter tem como origem nossos sentidos e as experiências sensíveis que possuímos por meio deles. Assim, tudo que sabemos tem como base obsevações, sensações, etc. e não existe conhecimento que não dependa das experiências.
Neste sentido, Hume entende que o direito, assim como a justiça, não é um conceito universal, mas que depende das experiências humanas para determinar um conjunto de regras, leis e normas que devem ser seguidas, assim como as punições para quem não o fizer. Neste sentido, o direito é algo particular, fruto de muitas experiências.
Assim, as leis criadas estão de acordo com as particularidades de cada sociedade e devem sempre levar em conta estas características, deste modo, elas podem representar o que é desejado pelas pessoas, sendo um mecanismo de proteger e garantir o que cada povo quer.
Portanto, o direito para Hume é criado em vistas de manter a sociedade bem, estável, ou seja, em ordem e paz, além disso, a sociedade guiada pelo direito funciona segundo seus anseios e expectativas.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes