Buscar

Como os microorganismos são classificados segundo sua temperatura ideal de desenvolvimento e qual a faixa de temperatura para cada grupo?

💡 1 Resposta

User badge image

Milca Nascimento

- Psicrófilos são microrganismos que crescem em baixas temperaturas.

- Mesófilos são microrganismos que crescem em temperatura ambiente.

- Termófilos são microrganismos que crescem em altas temperaturas.

Os psicrófilos crescem em temperaturas de 10 a 15ºC, mas há muitos microrganismos que se desenvolvem em temperaturas mais baixas. Fazem parte deste grupo bactérias, fungos, algas e protozoários. Esses agentes são encontrados em águas frias, em solos oceânicos e em regiões polares.

A maioria dos microrganismos marinhos são psicrófilos, como as bactérias do gênero Pseudomonas, Alcaligenes, Flavobacterium, Polaromonas. Os mesófilos crescem em temperatura ambiente de 25 a 40ºC.

Fazem parte deste grupo a maioria dos microrganismos patogênicos, pois esta faixa de temperatura está mais próxima da temperatura corpórea humana de 37ºC.

Destacam-se as bactérias saprófitas, fungos, algas e protozoários. Os microrganismos termófilos crescem em torno de 40 a 85ºC. Esses agentes são encontrados em áreas vulcânicas, em mistura de fertilizantes e em nascentes quentes.

Somente os microrganismos procarióticos crescem nestas temperaturas, como a bactéria Bacillus stearothermophilus. O grupo das arqueobactérias é capaz de desenvolver em temperaturas acima de 100ºC, como a Pyrodictium occultum, Pirococcus woesei e Termococcus celer.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais