Buscar

qual a importancia do direito arcaico para compreender o direito comtemporaneo?

💡 3 Respostas

User badge image

Mário Lúcio Ventura

história do direito é de suma importância para o estudo da ciência jurídica, pois, visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos e consequentemente das diversas culturas, do ponto de vista jurídico, sendo assim o direito a ciência.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor o que podemos entender como direito arcaico e porque estudá-lo é importante para compreender o direito dos tempos atuais.
Chamamos de direiro arcaico o direito primitivo, principalmente aquele relacionado às primeiras normas estabelecidas no Império Romano. Este direito tem uma importância na história do direito e por meio de reconstituição de obras literárias e jurídicas é possível entender o que era preconizado neste momento da história.
O Direito Arcaico preconizava a cultura e o que a religião impunha, sendo muito mais estruturado no que mandava a tradição do que propriamente um sistema de leis que governava a sociedade romana. Entretanto, ao observar o que este direito dos costumes já pregava, podemos entender como ele se desenvolveu e como as civilizações eram organizadas.
Neste sentido, pensar no direito arcaico como uma origem do direito contemporâneo é essencial para que as leis e diretrizes da nossa Constituição atual possam ser avaliadas dentro de um contexto de desenvolvimento histórico, político e social, fazendo com que seja possível identificar como o direito é complexo, fazendo parte de um desenvolvimento humano muito mais amplo.
Portanto, entender o direito arcaico é essencial para compreender a estrutura do direito que temos hoje, já que podemos identificar como ele se coloca dentro de uma evolução social e como ele é modificado e construído segundo as necessidades da sociedade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais