Buscar

URGENTE! A sentença de interdição é declaratória ou construtiva? Fundamentar a resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Danielle feitosa

A natureza jurídica da sentença de interdição é daclaratória. tal sentença tem o condão de declarar que um determinado indivíduo não está gazando de suas faculdades mentais em sua totalidade.É importante ressaltar que o juíz fixará os limites da incapacidade na medida em que a interdição pode, a qualquer momento, ser revista, ou seja, a interdição pode ser revista, desque que haja prova de que aquela pessoa voltou a ser capaz. portando, não se pode falar em sentença constitutiva, uma vez que o magistrado ira declarar um estado e este pode ser absoluto ou relativo e pode ser desfeito a qualquer tempo.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Natureza constitutiva, nos termos do REsp 1.694.984, pois a sentença de interdição não cria a incapacidade, mas cria a situação jurídica nova, que torna a pessoa juridicamente incapaz, atribuindo-lhe a interdição, com respectiva curatela. Leiamos trecho da ementa do recurso relatado pelo Min. Luis Felipe Salomão:

"1. A sentença de interdição tem natureza constitutiva, caracterizada pelo fato de que ela não cria a incapacidade, mas sim, situação jurídica nova para o incapaz, diferente daquela em que, até então, se encontrava.

Enviei o voto completo. Acesse já:

https://www.passeidireto.com/arquivo/69630434/resp-interdicao?utm-medium=link 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais