Buscar

Como achar a reação de equilíbrio?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O conceito de equilíbrio químico foi desenvolvido depois que Berthollet descobriu que algumas reações químicas são reversíveis. Para que qualquer mistura de reação exista em equilíbrio, as taxas das reações direta e inversa (reversa) são iguais.

Na equação química a seguir, com setas apontando para os dois lados para indicar equilíbrio, [5] A e B são espécies químicas reagentes , S e T são espécies de produtos, e α , β , σ e τ são os coeficientes estequiométricos dos respectivos reagentes e produtos:

α A + β B σ S + τ T

Existem dois tipos fundamentais de problemas de equilíbrio:

  • aqueles em que recebemos as concentrações dos reagentes e dos produtos em equilíbrio (ou, mais frequentemente, informações que nos permitem calcular essas concentrações), e somos solicitados a calcular a constante de equilíbrio para a reação; e
* aqueles em que recebemos a constante de equilíbrio e as concentrações iniciais de reagentes, e somos solicitados a calcular a concentração de uma ou mais substâncias em equilíbrio.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais