Buscar

O que são obrigações acessórias?

💡 4 Respostas

User badge image

Bruno Chagas

As obrigações acessórias são, na verdade, um dever administrativo cuja finalidade é gerenciar o cumprimento da obrigação tributária que o tributo exige, fornecendo aos órgãos fiscalizadores informações que confirmem o pagamento da obrigações principais. Emitir notas fiscais, por exemplo, é uma obrigação acessória.

0
Dislike0
User badge image

Diego Lizardo

As obrigações acessórias variam conforme o regime tributário da empresa. ... Quem define as regras sobre essasobrigações é o Código Tributário Nacional. A obrigaçãoprincipal consiste no pagamento em si do tributo (imposto, contribuição, taxa). 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor o conceito de obrigações acessórias e qual sua importência no contexto do regime tributário e dos deveres administrativos.
As obrigações acessórias, de modo geral, são deveres de âmbito administrativo acerca dos tributos que são obrigatórios. Ou seja, estas obrigações estão relacionadas com o pagamento do que deve ser pago e a comprovação destes pagamentos aos órgãos que tem como função a fiscalização destes tributos. As obrigações acessórias tem em vista expor informações sobre tributos, mas também sobre a receita empresarial e sobre toda a parte trabalhista, como salários, cargos e pagamentos de benefícios.
Deste modo, todo o aspecto de ficalizar os tributos, arrecadá-los ou cobrá-los fazem parte das obrigações acessórias. Emitir nota fiscal ou confirmar o pagamento de uma obrigação principal são exemplos de obrigações acessórias.
É importante ressaltar que mesmo que uma empresa não precise executar alguma obrigação principal, a obrigação acessória é sempre obrigatória e não pode deixar de ser feita.
Portanto, temos que as obrigações acessórias são as declarações de uma empresa acerca de informações e comprovações de pagamentos, que expõe tudo que é solicitado pelo Estado e que deve provar que todas as obrigações estão em dia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais