O QUE É PEAK TORQUE RELATIVO?
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Isso significa que, a uma determinada velocidade, o motor pode estar produzindo mais ou menos torque. Imagine, por exemplo, um veículo que sobe uma colina a 3000 rpm e desce a mesma colina na mesma velocidade. Em um caso, o torque necessário para movê-lo será maior que no outro: esse par é o obtido pela regulagem com o controle do acelerador. Isso é o que é chamado de carga do motor . Nos motores elétricos , no entanto, o torque é máximo no início da partida, diminuindo gradualmente com a velocidade.
Por esta razão, é o tipo ideal de motor para tração ferroviária. Se a tensão é mantida constante quando a resistência à rotação aumenta, o torque deve aumentar para manter as rotações, aumentando a corrente elétrica consumida. Nos motores a vapor, hoje em desuso, o par era o máximo desde o início do movimento. Nos motores de combustão interna , no entanto, a zona da velocidade na qual o torque é utilizável é bastante pequena. Isto é determinado sobretudo pelo tipo de combustão, que é de duração muito curta, especialmente no ciclo Otto . Em turbinas a gás, a curva que extrai o torque máximo sobre a velocidade é mais abrupta. Por essa razão, e por causa de sua "preguiça" ao mudar o regime, as turbinas a gás são quase sempre usadas a uma taxa constante fixa.
Ivailton Rezende
Há mais de um mês
Tão importante quanto entender o que é torque é saber como ele influencia o comportamento do carro. Um modelo que gera muita força em baixas rotações proporciona agilidade. É isso que mais interessa no trânsito urbano, onde arrancar e retomar velocidade rapidamente é fundamental. Por outro lado, um veículo com pouco torque, ou no qual essa grandeza esteja concentrada em altos giros, tende a ser moroso para sair da imobilidade e para reagir ao comando do acelerador.