Em uma aula experimental para ilustrar o efeito fotoelétrico, o mesmo foi realizado incidindo-se
, separadamente, um laser de 450 nm (luz azul) e
um laser de 560 nm (luz amarela) sobre uma superfície metálica limpa. Suponha que cada laser forneça a mesma quantidade de energia à superfície
metálica e que as frequências das luzes estejam acima da frequência limite, qual das luzes deve ter gerado mais elétrons? Qual das luzes deve ter expelido elétrons com maior energia cinética?
2 resposta(s)
Camila Assis
Há mais de um mês
O efeito fotoelétrico é um processo de emissão de elétrons por alguns materiais quando iluminados por frequências específicas de ondas eletromagnéticas.
O efeito fotoelétrico consiste na ejeção de elétrons de um material exposto a uma determinada frequência de radiação eletromagnética. Os pacotes de luz, chamados de fótons, transferem energia para os elétrons. Se essa quantidade de energia for maior do que a energia mínima necessária para se arrancar os elétrons, estes serão arrancados da superfície do material, formando uma corrente de fotoelétrons.
A energia de cada fóton depende de sua frequência (f), portanto, existe uma frequência mínima necessária para arrancar os elétrons do material. A energia mínima que cada fóton deve ter para promover o efeito fotoelétrico é chamada de função trabalho. A equação a seguir permite calcular a energia de um único fóton de frequência f:
Na equação acima, h é uma constante física chamada constante de Planck, de valor igual a 4,0.10-15 eV.s. A energia cinética que o elétron adquire após ser atingido por um fóton é determinada pela diferença da energia do fóton com a função trabalho (Φ):
Fonte: brasilescola.uol.com.br
Felipe Pacheco
Há mais de um mês
Isso é fisico química??