Buscar

Quais são os relacionamentos da Didática com outras Ciências?

*(   ) História;
*(   ) Estatística;
*(   ) Sociologia;
*(   ) Filosofia;
(   ) *Psicologia;
(   ) *Biologia; 
(   ) *Legislação;
(   ) Todas. 

💡 4 Respostas

User badge image

Stephanie Cristini

 

Relação com a Sociologia

A sociologia tendo como seu objeto de estudo a sociedade, na Didática, Araújo (2012) defende que ela "indica as formas de trabalho que permitem desenvolver a solidariedade, a liderança, a responsabilidade no contexto de interações sociais, pois a aprendizagem acontece no contexto socialmente construído o que implica reconhecer o papel dessas relações na educação dos alunos" (p. 36).

​​​​​​​Relação com a Biologia

A Biologia, dentro da sua área de especificidade, orienta de certa forma o desenvolvimento físico e os índices de fadiga dos alunos, a nutrição (boas práticas de  ingestão adequada de alimentos e nutrientes fundamentais para uma boa saúde e para resistência a doenças). A herança (processo pelo qual um indivíduo adquire características semelhantes à dos progenitores) também tem o seu peso na aprendizagem dos alunos.

​​​​​​​Relação com a Psicologia

Tendo em consideração de que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento e as atividades mentais de todos animais e o da Didática o ensino e aprendizagem do homem, nota-se que a Psicologia fornece fundamentos para alguns aspectos da aprendizagem do aluno.

Nesta perspectiva, Araújo (2012) ainda enfatiza que "a Psicologia indica as oportunidades que melhor favorecem a expansão desenvolvimento da personalidade bem como os processos a efectivação da aprendizagem que melhor garantem a efectivação da aprendizagem" (p. 35). Por exemplo, aspectos ligados a motivação para que o aluno se interesse pela matéria.

Noutras vertentes, os alunos com necessidades educativas especiais precisam de uma educação “especial” e um acompanhamento psicológico adequado, isto é, o professor deve estar munido de ferramentas da Psicologia para lidar com os alunos com necessidades educativas especiais. A seleção dos conteúdos e meios didáticos apropriados para a mediação da aula, devem ter em conta o desenvolvimento psíquico da criança. Essa avaliação (do desenvolvimento psíquico da criança) é fornecida pela psicologia. A psicologia na educação não se limita na sala de aula, mas se estende para todos os intervenientes do Processo do Ensino – Aprendizagem, ajudando na elaboração dos currículos e na resolução dos problemas fora e dentro da sala de aula.

​​​​​​​Relação com a Filosofia

Segundo Araújo (2012) a "Filosofia actua na interação das demais ciências que servem de base a Didática, coordenando-as numa visão que tem por fim explicar o educando como um ser completo que necessita de atendimento adequado, personalizado, deforma que se possam efetuar os propósitos de educação" (p. 36).

​​​​​​​Relação com as Didáticas Específicas

Ainda Araújo (2012) defende que "a Didática geral estabelece relação com as Didáticas especiais ou seja, Metodologias de Ensino de disciplinas específicas (Didática de Geografia, Didática de Matemática, línguas, etc.) " (p. 32).

De fato, as metodologias das diferentes disciplinas analisam as questões de ensino de uma determinada disciplina, onde enquanto a Didática geral tem um objeto de natureza geral, a específica se abstrai das particularidades das distintas disciplinas e generaliza as manifestações e leis especiais do ensino e aprendizagem nas diferentes disciplinas e formas de ensino.

De modo geral, as Didáticas ou Metodologias específicas são uma base importante para a Didática geral, e esta, por sua vez, generaliza os resultados de estudo sobre o ensino das disciplinas específicas.

2
Dislike0
User badge image

Eduarda Costa

Todas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais