Buscar

DIREITO ADM

Assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma:

a. O desvio de poder não se verifica quando a autoridade, embora atuando nos limites de sua competência, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público.

b. A omissão da administração permite ao cidadão a possibilidade de aprovação ou rejeição de sua pretensão.

c. O excesso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas.

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Prince

Resposta letra C

o excesso de poder, e aquele em que o agente público atua além de sua competência legal

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar cada uma das alternativas, verificando se elas estão corretas ou erradas e assinalando qual está correta.
A alternativa a. versa sobre o desvio de poder, dizendo que ele não acontece quando a autoridade pratica uma ação dentro da lei, mas com interesses distintos do que está colocado na lei. Esta alternativa está errada, já que mesmo não sendo feita de acordo com as intenções da lei, está sendo feito de acordo com o que a lei dita.
A alternativa b. diz que a omissão da administração permite que o cidadão aprove ou rejeite sua pretensão e está errada, porque essa possibilidade só existe se configurar em um ato ilegal ou imoral, subvertendo a lei.
A alternativa c., por sua vez, diz que o excesso de poder ocorre quando uma autoridade excede o que é permitido por suas faculdades administrativas e está correta, já que este é um caso de ofensa à lei.
Portanto, a única alternativa correta é a letra c., já que apenas ela apresenta um cenário de acordo com as normas do Direito Administrativo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais