Buscar

Faça a distinção entre prescrição e decadência e quais as diferenças entre suspensão e interrupção da prescrição?

💡 1 Resposta

User badge image

João Corrêa Bremm

Basicamente, a prescrição atinge apenas a possibilidade (o direito) de cobrar judicialmente a satisfação de um bem jurídico. P. ex., após prescrito, não posso mais lhe acionar judicialmente,mas caso você venha a me emprestar dinheiro, ou caso eu e você nos envolvamos em em acidente de trânsito no qual eu seja condenado a lhe ressarcir alguma despesa, poderei compensar tal débito com aquele crédito prescrito

Decadência (também conhecida como "caducidade") atinge o direito em si, e no exemplo acima não haveria possibilidade de compensação, pois o crédito em si teria "caducado". 

A suspensão funciona assim: Após a suspensão ter fim, o prazo já transcorrido anteriormente  ao início da suspensão é computado junto ao prazo restante após o fim da suspensão.

Ja na interrupção o prazo, após a interrupção,conta-se desdeo seu início, integralmente, como se nunca tivesse iniciado a correr.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais