A maior rede de estudos do Brasil

A SOCIEDADE EM REDE: O MUNDO PÓS-MODERNO UNE OU SEPARA OS INDIVÍDUOS?

Leia, abaixo, um trecho de um artigo que reflete sobre a teoria de Pierre Bourdieu, um autor contemporâneo que reflete sobre o papel das instituições na reprodução social e atualiza os autores clássicos da sociologia.  

“Observa-se como fato o ritmo das mudanças tecnológicas, o questionamento das instâncias de referências e as transformações na construção das experiências individuais. As influências antigamente generalizadas de agentes solidamente constituídos, como a tradição (nos papéis da família e da escola), passam aos poucos a ser fragmentadas e dispersas.  O caráter transitório das relações, dos papéis e das instituições sociais pode deixar espaço para uma liberdade de ação dos indivíduos. No entanto, ao mesmo tempo que confere maior margem de escolhas, maior flexibilidade nas relações, mais referências identitárias, acrescenta, simultaneamente, mais insegurança, mais riscos e mais responsabilidade. Nesse sentido, seria pertinente perguntar: em que medida os indivíduos estariam sendo atingidos por esses novos condicionamentos?” 

SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2002, n. 20, p.67-68. 

Após a leitura do trecho acima e, tendo como base o que estudou nas últimas unidades, avalie as afirmações abaixo. 

I. Após o século XIX, principalmente devido à consolidação de uma sociedade capitalista burguesa, as instituições tradicionais passaram por profundas transformações.  

II. É possível definir instituição como uma estrutura social que sintetiza e estabelece a reprodução de um conjunto de valores e normas compartilhados. As instituições não são estáticas: passam por constante transformação ao longo do tempo.  

III. Émile Durkheim afirma que as instituições nos comandam e nos constrangem e nós, mesmo assim, não apenas as queremos como percebemos vantagens no próprio constrangimento.  

IV. Segundo o trecho do texto acima, a partir do século XX, os indivíduos são atingidos por muitas transformações tecnológicas e por diversas referências, o que faz com que as instituições tradicionais deixem de fazer sentido. 

Estão corretas as afirmações: 

 

  a.

I, II e IV, apenas. 

 

  b.

I, II, III e IV. 

 

  c.

I, III e IV, apenas. 

 

  d.

I, II e III, apenas.  

 

  e.

II, III e IV, apenas.


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes