Buscar

Qual a função da referência bibliográfica e sua importância no trabalho acadêmico? Como ela deve ser apresentada no trabalho?

💡 5 Respostas

User badge image

Géssica Rayanne

Mostrar ao leitor a fonte que foi retirada a informação, pois tudo que vamos construir precisamos de fontes para nos basearmos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Metodologia Científica, mais especificamente sobre a hermenêutica.
A Metodologia Científica consiste no estudo e análise dos métodos necessários para elaborar um trabalho científico. Trata-se da reunião de técnicas e processo empregados ao longo de toda a pesquisa.

A mesma é de vital importância para organizar os procedimentos a serem realizados, respondendo perguntas básicas como: "o que?", "onde?", "quando?", "como?" e "por quê?".


As referências bibliográficas são importantes para informar quais trabalhos foram consultados para elaboração daquele que se está lendo. Em especial, os trabalhos são consultados para a etapa de revisão bibliográfica.

A revisão bibliográfica consiste no conjunto de trabalhos científicos e acadêmicos já realizados por outros autores sobre determinado assunto que agem como base para o desenvolvimento de seu trabalho.

Comumente as referências bibliográficas são apresentadas no fim do texto.

0
Dislike0
User badge image

Auta Regina Vasconcelos

Todo trabalho cientifico, baseado em uma metodologia, precisa de pesquisa. A pesquisa serve para confrontar ou confirmar uma determinada tese. Sendo as afirmações construídas de modo a deixar o texto escrito de maneira metodológica. Sua função essencial éreconhecer o mérito do autor do texto consultado, conferir maior credibilidade àquilo que o autor, permitir a quem lê localizar, confirmar e explorar a fonte de onde foi extraída a informação, Funciona como espécie de "memória auxiliar" para o autor, permitindo-lhe o seu uso posterior.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais