Buscar

e correto afirmar que o direito administrativo e fruto de construçoes jurisprudenciais.

💡 3 Respostas

User badge image

Luis Carlos Menezes da Silva

Sem dúvidas o Direito Administrativo também é formado por construcões jurisprudenciais.

O Direito Administrativo tem como foco a sistematização dos fins solicitados pelo Estado,ou seja, o interesse público.

O Direito Administrativo é composto por fontes,princípios e poderes.As fontes são os preceitos normativos do ordenamento jurídico,a jurisprudeência,a doutrina e os costumes da repartição pública.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar as funções do Direito Administrativo e o que podemos entender sobre as construções juriprudenciais para que seja possível identificar algum tipo de origem daquele nestas construções.
As construções juriprudenciais são aquelas leis que são pensadas e desenvolvidas por juristas e filósofos que estudam o que é melhor dentro de uma sociedade tendo em vista estabelecer o que é necessário para construção de uma sociedade mais justa quando alguma norma é empregada em um grande número de casos análogos.
A jurisprudência procura sempre o que é melhor, mais adequado e mais justo. Neste sentido, os pensadores se debruçam nestes aspectos para entender o que se encaixa neste padrão. O direito administrativo, por sua vez, tem sim origem nestas construções, já que não parte do que entendemos ser um direito natural, mas de convenções e debates que procuram determinar o que é mais adequado.
O direito administrativo está ligado aos princípios do direito público, ou seja, a jurispridência sobre o que é moral, justo e certo influenciam no que é tido como norma e, assim, todos os processos administrativos seguem esta jurisprudência.
Portanto, é sim correto dizer que o direito administrativo é fruto de contruções juriprudenciais, já que estas servem como influência principal na origem destas normas administrativas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais