RD Resoluções
Há mais de um mês
A inflamação crônica inespecífica ocorre sem a formação de granulomas, ou seja, sem haver um tipo específico de tipo celular, portanto estão inseridas células mononucleadas de diversos tipos e tamanhos. Esse tipo de infecção se desenvolve ao longo de meses ou até anos.
A inflamação granulomatosa possui como principal característica a produção de estruturas conhecidas como granuloma, que são uma resposta de células do organismo à determinadas bactérias ou corpos estranhos. Sua principal função é de isolamento do organismo ofensor, para que posteriormente seja eliminado, o que nem sempre ocorre devido ao mesmo poder ser resistente.
Doenças que estão relacionadas com inflamação crônica inespecíficas são: doenças autoimunes como Alzheimer, prioríase.
São doenças granulomatosas: tuberculose, sífilis, sarcoidose, entre outras.
Elaine Cardoso
Há mais de um mês
A inflamação granulomatosa é um padrão distinto de reação inflamatória crônica, caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióide (semelhante ao epitélio). Ocorre em algumas condições imunomediadas, em doenças infecciosas e em doenças não-infecciosas. A tuberculose, a sífilis, a hanseníase e a doença da arranhadura do gato são algumas condições em que esse tipo de inflamação se desenvolve