RD Resoluções
Há mais de um mês
---
O exercício nos propõe a esclarecer o funcionamento da Teoria (ácido/base) de Bronsted - Lowry. Dessa forma, temos que a grande vantagem desta teoria é que ela não restringe a sua definição e um certo ponto, como a teoria de Arrhenius (que se restringe ao meio aquoso para definir o que é ácido e o que é base).
Apesar desta teoria ser bem mais abrangente que as outras existentes, ela se resume, basicamente em, ácidos são compostos químicos capazes de doar prótons (\({H^ + }\)) e bases são compostos químicos capazes de receber o próton (\({H^ + }\)).
---
Portanto, temos que a Teoria de Bronsted - Lowry se condensa em duas definições, sendo elas, bases substâncias receptoras de próton (\({H^ + }\)) e ácido substâncias doadoras de próton (\({H^ + }\)).
Tuani Tancredo
Há mais de um mês
Essa teoria é baseada nos estudos dos químicos Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry.
Juntos, eles definiram ácido e base na ausência de água, o que não é explicado pela Teoria de Arrhenius. A teoria é baseada em doar ou receber 1 próton.
Ácido de Bronsted-Lowry – é toda a espécie química que doa 1 próton.
Base de Bronsted-Lowry – é toda a espécie química que recebe 1 próton.
Exemplo:
Neste caso, o HCl doa 1 próton para a amônia (NH3). Na reação reversa, o NH4+ é quem doa 1 próton para o íon Cl-.
Os ácidos e bases de Bronsted-Lowry formam pares conjugados. Sempre um ácido e uma base. O ácido da primeira reação e a base que formou. Assim:
HCl e Cl- são pares conjugados.
O HCl é o ácido conjugado da sua base conjugada Cl-.
A NH3 e NH4+ são pares conjugados.
A NH3 é a base conjugada do seu ácido conjugado NH4+.
fonte: https://www.soq.com.br/conteudos/em/indicadores_acido_base/p2.php