"O Direito Internacional dos Direitos Humanos ergue-se no sentido de resguardar o valor da dignidade humana, concebido como fundamento dos Direitos Humanos. Trata-se de um direito de proteção, voltado à defesa dos indivíduos e não dos Estados. A preocupação em positivar os Direitos Humanos baseia-se em criar um corpo normativo global, destinado a promover a dignidade de todo ser humano".
Interprete o posicionamento doutrinário acima.
Inglês
Há mais de um mês
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada em 1948 após as duas primeiras grandes guerras. Trata-se de uma constituição universal. Esse documento é o fim do Relativismo Absoluto cultural porque é universal; igualdade perante a lei (quer punindo, quer promovendo), buscando sempre a dignidade da pessoa humana, possibilitando assim, a criação de normas e mecanismos para que os direitos fundamentais sejam resguardados.
A DUDH foi influenciada pelos conceitos presentes no Iluminismo e no Liberalismo com suas bases doutrinárias partindo das ideias de filósofos como Locke, Montesquieu, e Rosseau.
Com Locke, temos a concepção dos Direitos Inalienáveis (Direito Natural), os Direitos Fundamentais como estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esses direitos estão incorporados nas constituições dos países participantes da ONU. Sendo as Nações-Estado responsáveis por zelar pelo seu cumprimento.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos funciona como uma barreira contra as atrocidades, como as que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, como por exemplo, quando os nazistas alemães massacraram os judeus no Período do Holocausto.
Eduarda Araújo
Há mais de um mês
Clara
Há mais de um mês
Julio Jose Muacolete
Há mais de um mês