Marcella Mello
Há mais de um mês
Para você que não está familiarizado com o termo, um cartel é basicamente um conjunto de empresas que monta uma espécie de acordo implícito ou explícito que normalmente tem como finalidade fixar os preços dos serviços e produtos oferecidos, em muitos casos inclusive para poder fazer uma divisão de mercado de atuação.
Muitos carteis também utilização esse tipo de acordo entre as empresas que dominam o mercado para aumentar os preços oferecendo um serviço de péssima qualidade para lucrar mais sem pensar no que o consumidor está achando de tudo isso, afinal, ele não tem escolha.
Imagine um nicho de mercado que é dominado por duas ou três empresas. Se essas empresas se unirem para estabelecerem um valor mínimo elevado de seus produtos, vão poder fazer aquilo que eles quiserem com o valor, afinal, não existe mais nenhuma outra opção para o consumidor que quer contratar o serviço, a não ser essas empresas que estão fazendo a manobra de inflação do preço.
Obviamente que, se for um caso no qual o serviço não é algo tão necessário, muitas empresas acabam quebrando por conta dessa atitude. Agora, quando se trata de um serviço que é muito utilizado, como por exemplo, a própria internet ou o preço do combustível nos postos da cidade, as pessoas acabam pagando para poderem trabalhar, estudar, se divertir, dentre outras atividades. E nesse caso, o cartel acaba levando a melhor.
Fonte: https://direitosbrasil.com/cartel-e-crime-como-funciona/