folosofia
Quanto à figura política do cidadão considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente as assertivas que são incorretas.
I Estavam excluídos da cidadania aqueles que os gregos chamavam de dependentes: escravos, crianças e velhos.
II Também estavam excluídos da cidadania os estrangeiros.
III Para conseguir adesão nas assembléias, o cidadão precisava saber falar e ser capaz de persuadir.
IV O fato de os gregos precisarem aprender a falar e a ter habilidade de persuasão provocou uma mudança profunda na educação grega.
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
A assertiva I está correta. A democracia grega, apesar de ser uma democracia onde todos tinham direito de expressar suas opiniões, era limitada aos cidadãos que eram homens, com mais de 21 anos e deveriam ser nascidos e criados na cidade grega. A cidadania na Grécia era algo muito importante e, assim, crianças, escravos e velhos não tinha acesso à ela.
Os estrangeiros também estavam excluídos, como já apontamos, a cidadania era algo limitado a quem tivesse nascido na cidade-estado grega e, além disso, que tivesse pais nativos. Portanto, a proposição II está correta.
A proposição III diz que para conseguir adesão dos outros cidadãos na assembleia, quem estava falando deveria saber argumentar e persuadir. Esta proposição está correta, nas assembleias a oratória e retórica eram muito importantes.
A assertiva IV diz que o fato da democracia grega requerer que seus participantes falassem bem e argumentassem provocou uma mudança profunda na educação e está correta. Com o desenvolvimento da palavra (logos), a racionalidade cresce na Grécia, provocando o surgimento da filosofia.
Finalmente, temos que todas as asserções estão corretas: I, II, III e IV.
**