Buscar

PCN lei 9.394/96

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em seu texto, destacam o artigo 26 da Lei nº 9.394/96, que determina que os currículos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, sejam elaborados com uma Base Nacional Comum. Quanto à essa Base Nacional Comum, assinale a alternativa INCORRETA:

Selecione uma alternativa:
 a)
Quanto à formação dos alunos, a Base Nacional Comum é composta por duas dimensões: Preparação para o prosseguimento de estudos e Preparação para o trabalho.

 b)
A Base Nacional comum assegura que as finalidades propostas em lei, bem como o perfil de saída do educando sejam alcançadas de forma a caracterizar que a Educação Básica seja uma efetiva conquista de cada brasileiro.

 c)
Esta base comum garante a democratização, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades básicas comuns a todos os brasileiros.

 d)
Como a base deve ser comum a todas as instituições, as escolas devem excluir de seus currículos as características regionais e culturais de sua comunidade.

 e)
Esta base possibilita avaliar a todos tendo em vista tais bases comuns, visto que a definição das competências e habilidades servirá de parâmetro para a avaliação da Educação Básica em nível nacional

💡 3 Respostas

User badge image

Marcella Fernandes

A alternativa que possui incoerência é a letra D. Como a base deve ser comum a todas as instituições, as escolas devem excluir de seus currículos as características regionais e culturais de sua comunidade.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia.
Com base na questão acima, temos que incorreta é a letra “D”, visto que diz que as escolas devem excluir de seus currículos as culturas das comunidades e as características regionais.
Pois, temos que o Parâmetro Curricular Nacional é feito para determinar a grade curricular de instituições educativas e esse trabalho é feito com o objetivo de guiar os conteúdos que devem ser trabalhados pelas instituições.
Um dos temas que devem ser trabalhados é a pluralidade cultural, que tem como objetivo mostrar as diferentes culturas existentes em nosso país, tentando evitar as diversas formas de preconceitos.

Dentro disso, percebemos que para estudar outras culturas e notar as diferenças, primeiramente precisamos conhecer a cultura local, da região, da comunidade em que se vive. Com isso, notamos a incoerência da letras “d ”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais