Buscar

Por que armazenar glicose na forma de glicogênio ?

💡 12 Respostas

User badge image

Leo Furtado

Além do mais.... Glicogênio não é uma molécula osmoticamente ativa, como a glucose. Por isso, a conversão da glicose em glicogenio evita a entrada de água na célula hepática ou muscular por osmose.

 

 

8
Dislike1
User badge image

Erick Anderson

O organismo precisa armazenar a energia adquirida através da alimentação, então ele transforma a glicose em glicogênio para que, quando haja necessidade rápida de energia (ex:exercício físico) ele possa buscar no glicogênio a sua fonte. pode ser comparado a uma conta uma poupança que as pessoas fazem para em um momento de necessidade terem a que recorrer para não ficarem sem dinheiro (glicose).

5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O glicogênio é insolúvel, portanto, armazená-lo como glicogênio não vai perturbar a pressão osmótica, em vez de glicose, que é solúvel em água e se for armazenado como glicose, irá perturbar a pressão osmótica (hipertônica) que fará a célula lisa.

O glicogênio é uma forma polimerizada de açúcar com alfa 1,4 e alfa 1,6 que possibilita que seja degradado eficientemente em vez de glicose flutuante livre. com isso em mente, não seria tão eficiente se a glicose fosse armazenada no fígado e enviada para o destino desejado se fosse possível armazená-la na célula sem perturbar a pressão osmótica?

A glicose é instável e forma um anel que amadurece com uma predominância de alômeros beta, que é a estrutura preferida, mas também, a célula teria uma glicose alfa que é incapaz de sofrer glicólise e não seria.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais