Por que imaginam os prisioneiros que o mundo sensível é o mundo real é o único verdadeiro? ( sobre : O mito da caverna- Platão)
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente ético-político. Isso fica claro no Mito da Caverna.
O Mito da Caverna consiste em uma metáfora elaborado por Platão, importante filósofo grego. Em suma, trata-se de uma analogia para explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o esforço que é preciso para alcançar o verdadeiro mundo real, fundamento da razão.
O Mito da Caverna é uma história de que havia um grupo de pessoas que habita uma grande caverna. Todos estavam presos por correntes e eram forçados a cavar somente na parede que ficava ao fundo da caverna. Na caverna havia ainda uma fogueira em que refletia a sombra dos indivíduos na caverna e estes imaginavam que as sombras eram a realidade. Certo dia uma das pessoas se libertou e saiu para o mundo exterior. Foi assustado pela luz e pelo mundo exterior e desejou voltar para a caverna para compartilhar com os demais sobre o que viu. No entanto, os outros não acreditaram em suas histórias e o chamaram e o mataram para evitar que suas ideias atraíssem outras pessoas para os perigos da insanidade.