Buscar

como é feita a anulação do casamento?

💡 3 Respostas

User badge image

Cleyton de Souza

Se o casamento foi realizado por alguém que não tinha a permissão legal, ele pode ser anulado dentro de um período de até dois anos. Quando a pessoa é coagida a se casar, pode pedir a anulação dentro de quatro anos. Já no caso de casamentos, em que no mínimo um das partes é menor de 16 anos, o prazo para a solicitação da anulação é de 180 dias. O Código Civil Brasileiro ainda fala a respeito de alguns outros erros, chamados de essenciais, pelos quais a anulação pode ser solicitada dentro de um período de até 3 anos. Isso ocorre quando um dos cônjuges tem algum tipo de transtorno mental grave, deficiência física irremediável, problemas com a justiça ou ainda em casos de má fama, e se nesses casos o seu parceiro não tinha ciência desses fatores.

Para solicitar a anulação do casamento, é necessário entrar com um pedido judicial mediante um advogado. O juiz analisará o caso para comprovar se o mesmo se encaixa nos requisitos necessários para a anulação. Nos casos de menores de idade, a solicitação para anular o casamento pode ser feita pelo cônjuge menor, pelos seus pais ou representantes legais. Não será anulado por motivo de idade um casamento que resultou em gravidez.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A anulação de casamento deve ser feita através de ação própria, ajuizada por qualquer dos interessados ou pelo Ministério Público, na qualidade de custos legis (fiscal da lei).

Acerca das razões de anulação, dispõe o Código Civil:

Art. 1.550. É anulável o casamento:

I - de quem não completou a idade mínima para casar;

II - do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal;

III - por vício da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558;

IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento;

V - realizado pelo mandatário, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges;

VI - por incompetência da autoridade celebrante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais