Buscar

Por favor me ajudem preciso disso

“Vivemos um período em que o mundo está interligado, no sentido positivo ou negativo, dependendo do ponto de vista. Atualmente, as notícias e informações podem transitar de uma parte do mundo para outra em fração de segundos. A era da comunicação (por meio do rádio, telefone, televisão e, principalmente, da internet) faz o mundo estar interligado. O fluxo de informações tornou-se cada vez maior, a sua transmissão também tenta seguir o mesmo ritmo”.

(História da Educação / Alicia Mariani Lucio Landes da Silva. – Curitiba: Editora Fael, 2011).

 Tendo isso em mente, o que você pensa a respeito da relação entre a “a era da comunicação” e a educação?

Para apresentar as suas participações, tente pensar os seguintes pontos como um “norte a ser seguido”:

O acesso rápido a muita informação é sempre bom? Que efeitos negativos a “ era da comunicação” pode exercer sobre o processo de aprendizagem (da perspectiva de alunos e professores)? Que pontos positivos para o processo de educação o acesso fácil às informações nos trouxe? É possível pensar e tentar implementar medidas que nos auxiliem a controlar os efeitos negativos do “excesso de informação” em nossas vidas e nos processos de aprendizagem? Como lidar com as “fake news” e suas possíveis influências nos processos de aprendizagem? As “fake news” poderiam influenciar a própria construção de nossa história atual?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia, mais especificamente sobre a relação entre a era da informação e a educação.
A Pedagogia Tradicional caracteriza-se pelo professor, detentor do conhecimento, ensinar o aluno. Nesse modelo o aluno precisa atender metas para ser aprovado. Há a presença de apostilas, livros e cartilhas como ferramentas para adquirir conhecimento.

Nesse contexto, tratando-se da era da comunicação e informação e sua relação com a educação, cita se como ponto positivo e negativo ao mesmo tempo a enorme variedade de materiais disponíveis sobre determinado assunto. Convém ressaltar que a grande quantidade de materiais torna-se um ponto negativo a partir do momento que o usuário não consegue filtrar o conteúdo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais