em que consiste a clausa de inalienabilidade em testamento?
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
Carlos Eduardo Ferreira de Souza
Há mais de um mês
É cláusula que proíbe que os herdeiros testamentários venham a alienar, gratuita ou onerosamente, os bens deixados em testamento.
Devemos lembrar, contudo, que a cláusula somente pode abarcar os bens que não integrem a legítima necessária, ou seja, em montante igual ou inferior a 50%, caso possua descendentes, ascendentes e/ou cônjuge ou companheiro, salvo excepcionais hipóteses justificantes.
"Art. 1.848. Salvo se houver justa causa, declarada no testamento, não pode o testador estabelecer cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade, e de incomunicabilidade, sobre os bens da legítima."
A cláusula de inalienabilidade gera a incomunicabilidade (não integra a meação em casamento ou união estável de herdeiro) e impenhorabilidade:
"Art. 1.911. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade.
Parágrafo único. No caso de desapropriação de bens clausulados, ou de sua alienação, por conveniência econômica do donatário ou do herdeiro, mediante autorização judicial, o produto da venda converter-se-á em outros bens, sobre os quais incidirão as restrições apostas aos primeiros."
Bárbara Cruz
Há mais de um mês
Constite no fato de que, se há uma clausula de inalienabilidade em testamento, significa dizer, que a aquele bem/patrimonio deixado por testamento é inalienavél e não pode ser vendido.