Buscar

em que consiste a clausa de inalienabilidade em testamento?

💡 2 Respostas

User badge image

Bárbara Cruz

Constite no fato de que, se há uma clausula de inalienabilidade em testamento, significa dizer, que a aquele bem/patrimonio deixado por testamento é inalienavél e não pode ser vendido. 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É cláusula que proíbe que os herdeiros testamentários venham a alienar, gratuita ou onerosamente, os bens deixados em testamento.

Devemos lembrar, contudo, que a cláusula somente pode abarcar os bens que não integrem a legítima necessária, ou seja, em montante igual ou inferior a 50%, caso possua descendentes, ascendentes e/ou cônjuge ou companheiro, salvo excepcionais hipóteses justificantes.

"Art. 1.848. Salvo se houver justa causa, declarada no testamento, não pode o testador estabelecer cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade, e de incomunicabilidade, sobre os bens da legítima."

A cláusula de inalienabilidade gera a incomunicabilidade (não integra a meação em casamento ou união estável de herdeiro) e impenhorabilidade:

"Art. 1.911. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade.

Parágrafo único. No caso de desapropriação de bens clausulados, ou de sua alienação, por conveniência econômica do donatário ou do herdeiro, mediante autorização judicial, o produto da venda converter-se-á em outros bens, sobre os quais incidirão as restrições apostas aos primeiros."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais