Buscar

Sendo o direito um instrumento de controle social, é possível que ele se torne um instrumento de opressão e de dominação?

💡 2 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Sim, é possível que o direito, por ser um instrumento de controle social, seja desviado de sua função filosófica de pacificação e passe a ser utilizada como forma de opressão e dominação estatal. A atividade legislativa deve observar o bem-estar comum, a evolução social e as transformações da sociedade como um todo.

Por vezes, no entanto, pode ser que, agindo de forma desvirtuosa, o Estado produza leis que vão de encontro aos anseios sociais, oprimindo direitos e garantias fundamentais. Esse fenômeno ocorre , por exemplo, tanto nas monarquias absolutistas quanto nas ditaduras totalitárias: sob uma falsa aparência de legalidade estritamente formal, o Estado promove a suspensão e a cassação de direitos e garantias, impondo sanções indevidas como a censura e até mesmo a tortura. 

Assim, veja-se que, a má utilização do direito pode desaguar num controle social indevido, opressor e dominador da sociedade.

1
Dislike0
User badge image

Nath

Sim, pois o direito, decorrente da criação humana, é direcionado de acordo com os interesses impostos pela sociedade. Tal fato torna-o dinâmico, exigindo que ele, à cada época, acompanhe os anseios e interesses da sociedade para qual foi criado. Por tanto, variavel. Exemplos: 

Exemplos: -a ditadura militar tratou o comunismo como crime, o comunismo ainda existe no Brasil, mas aquela ditadura não.
- a greve dos caminhoneiros foi ilícita, mas quem cedeu no final foi o governo democrático.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais