Buscar

História Geral?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

---

É necessário, para responder tal questão, retornar ao período histórico das capitanias hereditárias. Esse sistema administrativo de organização territorial foi organizado e mantido pela nação colonizadora do Brasil, Portugal, durante boa parte do século XVI, até o momento em que se decidiu optar por grandes mudanças voltadas para a centralização do poder.


## As capitanias hereditárias foram organizadas com o intuito de ser mais facilmente governar o território brasileiro. As faixas de terras implementadas a partir da expedição de martim Afonso de Souza, em 1530, também passaram a existir devido ao medo que os portugueses tinham de perder tais territórios. Enfim, estabeleceu-se 15 capitanias e 12 donatários, sendo que cada donatário era considerado uma autoridade máxima. Em cada faixa de terra era permitido a escravização de indígenas e a exploração natural e, além disso, também era permitido que se cobrasse tributos para a Coroa portuguesa. Enfim, as capitanias pertenciam à coroa, mas eram repassadas para os donatários e tinham caráter hereditário. O controle de tais terras era realizado por um pequeno número de pessoas e, portanto, havia um grande caráter concentrador de renda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais