Pq o neurônio usa quase que exclusivamente a glicose como fonte de energia ?
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
A Bioquímica consiste na ciência interdisciplinar entre a Biologia e a Química focada no estudo e aplicação de reações químicas e transformações moleculares que acontecem nos organismos vivos. Com relação aos seus temas de estudo e análise, pode-se dividir a Bioquímica em três áreas:
- Química de Biomoléculas: área responsável pelas estruturas e funções das moléculas presentes nos organismos vivos;
2. Metabolismo: ramo incumbido do estudo e análise das reações químicas que acontecem nos seres vivos;
- Biologia Molecular do Gene: área responsável pelo estudo das estruturas e funções dos ácidos nucleicos e um conjunto de técnicas utilizadas para a manipulação dessas moléculas.
A glicose trata-se de um dos principais meios de fornecimento de energia celular.
A glicólise é um processo anaeróbico que se consiste na quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com saldo energético de dois ATP em um processo de hidrolise, isto é, de uma reação química em que se utiliza a água para quebra de uma molécula em outras duas. A enzima que catalisa tal reação é a hidrolase.
Daí, os neurônios consomem exclusivamente a glicose pelo fato de necessitarem de uma grande quantidade de energia e pelo fato da glicose estar pronta pra uso.
Thiago Alexandre
Há mais de um mês
"O destino da glicose é ser oxidada”. Assim, não é à toa que esse composto orgânico é o principal combustível que fornece energia às células do organismo. Também aos neurônios do nosso cérebro, que, assim como o de todos os mamíferos, precisa de uma dose constante de glicose para funcionar.