Buscar

Reforma Protestante?

💡 3 Respostas

User badge image

Danielle Campos

No século 16, na Europa central, foi iniciado um movimento de renovação da Igreja cristã denominado Reforma Protestante. Já no final da Idade Média vários fatores contribuíram para que isso ocorresse: a formação dos Estados Nacionais ou as modernas nações europeias, com toda a descentralização política e com príncipes limitando a autoridade do Imperador e com forte tensão entre o Estado e a Igreja.

O poder do papado entrou em declínio, ocorreram confrontos com reis, divisões entre os próprios clérigos e a necessidade de reforma. Houve um Grande Cisma e até mesmo 3 papas rivais em lugares diferentes, de 1378 a 1417. O movimento Conciliar buscou solução para a crise numa tentativa fracassada de democratizar a Igreja e governa-la por meio de concílios. Os movimentos dissidentes na França acarretaram forte oposição e a Inquisição fora oficializada em 1233.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

---

A Reforma Protestante foi um importante movimento religioso que ocorreu no século XVI. É considerado como um ponto de transformação porque neste ocorreu o rompimento do Cristianismo.


## O movimento protestante ocorreu sobretudo a partir das ações de Martinho Lutero, responsável por disseminar as cerca de 95 teses que criticavam práticas da Igreja Católica. Esse movimento acabou por originar uma doutrina, a Luterana. Na França e Holanda, os princípios de Lutero foram estudados por Calvino e, devido à conflitos entre a Igreja e o rei, originou-se uma outra doutrina, o Anglicanismo. De todo modo, tanto Lutero quanto Calvino, que acabaram por indicar o caminho para a fé Protestante, tinham a intenção de restaurar antigos conhecimentos bíblicos que a Igreja da época, a Católica, então muito predominante, havia esquecido, ignorado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais