Buscar

Filosofia?

💡 2 Respostas

User badge image

LR

Em Górgias Platão questiona primeiro se “viver não é morrer e morrer não é viver”, e logo em seguida relaciona o corpo a um tumulo. Aqui o filosofo está se remetendo a ideia da imortalidade da alma, ao conceito pitagórico de reencarnação.

Com Sócrates, Platão compreende a alma é a razão, que a razão é o poder da alma e que a alma é diferente do corpo. Sabendo que “conhecer é lembrar”, Platão chega a ideia de “que alma é imortal” (CHAUI, 2002: 301). É assim Platão aceita “a teoria órfico-pitagórica da reencarnação ou transmigração das almas e da filosofia como purificação ou ascese espiritual para vencer a ‘roda dos nascimentos’.” (CHAUI, 2002: 301). Quando, em Górgia, Platão questiona primeiro se “viver não é morrer e morrer não é viver”, e logo em seguida relaciona o corpo a um tumulo, somando-se a defesa de que a alma é imortal e reencarna, o filósofo quer colocar em questão o seguinte pensamento: “Aparentemente, as provas da imortalidade da alma estariam em contradição com a teoria da transmigração ou da reencarnação, pois esta pressupõe que a alma seja afetada pelos vícios do corpo, pelas paixões da concupiscência e da cólera, não sendo portanto imutável nem simples e não podendo ser imortal. Na verdade, porém, o peso do corpo e das paixões sobre a alma, que leva Platão a dizer que o corpo é prisão da alma, não destrói sua imortalidade. A essência da alma não é transformada pelo corpo, mas prejudicada por ele, isto é, o corpo pode criar obstáculos para que a alma realize plenamente sua natureza e é por este motivo que está submetida à ‘roda dos nascimentos’, destinada a libertar-se cada vez mais dos elementos corpóreos para, finalmente, não mais precisar nascer.” (CHAUI, 2002: 302). É dessa forma que o texto Górgia e o Mito da Parelha Alada se relacionam, pois o mito diz que a alma “é tanto divina quanto humana”, que quando corpo a alma “adéqua-se às vicissitudes da condição corpórea”, o que significa dizer que ela se soma ao espaço (se torna matéria) ao mesmo tempo que o corpo é uma “via para o aprendizado”. Quando Platão coloca em Górgia que o corpo é a sepultura da alma, quer se colocar os limites a condição corpórea (material) impõe para a alma, e por isso ela deve reencarnar em outro e seguir seu aprendizado (‘roda dos nascimentos’).

Sobre a imortalidade da alma:

Platão é inicialmente influenciado pela filosofia de Sócrates e posteriormente influenciado pelos pitagóricos. Os pensamentos socráticos, que nos auxiliarão a compreender a ideia da imortalidade da alma, são:

1. A alma é a razão: “Não é possível conhecer a virtude e agir virtuosamente se não soubermos o que é a razão, e não saberemos o que é a razão se não soubermos o que é a alma (pkykhé) enquanto inteligência racional a essência da alma é a razão; e a ignorância, a doença da alma e origem de todos os vícios.” (CHAUI, 2002: 201).

2. A razão é o poder da alma: “A razão é a capacidade de chegar às ideias das coisas pela distinção entre aparência sensível e realidade, entre opinião e verdade, entre imagem e conceito, acidente e essência. A razão é o poder da alma para conhecer as essências das coisas.” (CHAUI, 2002: 201).

3. A alma é diferente do corpo: “A alma é diferente do corpo; é a consciência de si, das coisas, do bem e do mal, da justiça e da virtude. É a inteligência enquanto reflexão (conhecimento de si mesma) e interrogação sobre a verdade e realidade das coisas; é o poder intelectual para descobrir em si mesma e por si mesma a verdade e para dar a si mesma e por si mesma as regras da vida ética virtuosa.” (CHAUI, 2002: 201-202).

Com isso surge a ideia de que “conhecer é lembrar”, o que “sugere que alma é imortal” (CHAUI, 2002: 301). E assim Platão aceita “a teoria órfico-pitagórica da reencarnação ou transmigração das almas e da filosofia como purificação ou ascese esperitual para vencer a ‘roda dos nascimentos’.” (CHAUI, 2002: 301). Os argumentos (provas) que explicam a ideia da imortalidade da alma são, resumidamente, os seguintes:

1) “prova pela reminiscência: a alma pode conhecer a verdade porque se recorda ou se lembra dela, e a reminiscência da verdade pressupõe que esta tenha sido contemplada numa outra vida;” (CHAUI, 2002: 301).

2) “prova pela simplicidade: o que é composto por natureza tende a separar-se, as partes dividindo-se e distanciando-se, de sorte que o composto morre ou desaparece; ora, a parte racional é imaterial e simples como as ideias e, por sua simplicidade, não pode desfazer-se, separar-se, desaparecer ou morrer;” (CHAUI, 2002: 301).

3) “prova pela participação da alma na ideia de vida: a alma é o sopro vital, o princípio de vida de todas as coisas e, portanto, não pode receber nem participar do que é contrário à sua ideia ou à sua essência, isto é, a morte;” (CHAUI, 2002: 301).

4) “prova pelo principio do movimento daquilo que move a si mesmo: aquilo que é movido por outro deixa de se mover quando a causa do movimento cessa; a alma não é movida por nada, mas move todas as coisas e move a si mesma; o que move a si mesmo é inengendrado e o que é inengendrado é imortal;” (CHAUI, 2002: 301).

5) “prova pela imutabilidade do incorpóreo: somente os corpos aumentam ou diminuem, mudam-se nos seus contrário e podem ser destruídos pela ação de outros corpos, mas o que é imaterial ou incorpóreo não aumenta nem diminui e nada há que possa destruí-lo de fora; a alma, sendo imaterial, não sofre transformações em sua essência e por isso permanece sempre; sendo eterna, é imortal.” (CHAUI, 2002: 302).

Chauí ainda esclarece que: “Aparentemente, as provas da imortalidade da alma estariam em contradição com a teoria da transmigração ou da reencarnação, pois esta pressupõe que a alma seja afetada pelos vícios do corpo, pelas paixões da concupiscência e da cólera, não sendo portanto imutável nem simples e não podendo ser imortal. Na verdade, porém, o peso do corpo e das paixões sobre a alma, que leva Platão a dizer que o corpo é prisão da alma, não destrói sua imortalidade. A essência da alma não é transformada pelo corpo, mas prejudicada por ele, isto é, o corpo pode criar obstáculos para que a alma realize plenamente sua natureza e é por este motivo que está submetida à ‘roda dos nascimentos’, destinada a libertar-se cada vez mais dos elementos corpóreos para, finalmente, não mais precisar nascer.” (CHAUI, 2002: 302).

Referência bibliográfica:

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Platão?

Filosofia

PUC-RIO

User badge image

Ana Quaresma

Question Icon

Desafio?

Filosofia

PUC-RIO

User badge image

Ana Quaresma

Materiais relacionados

32 pág.
FILOSOFIA - E M

EM Filosofia Adventista

User badge image

Josicelia Alves