Buscar

Filosofia?

💡 2 Respostas

User badge image

Natália Santos

O samba acima pode ser relacionado a alma irascível. Ela se localiza no peito e é a responsável pelos sentimentos e a impetuosidade, como também pela coragem.

0
Dislike0
User badge image

LR

Segundo Platão, “Em decorrência de suas relações com o corpo, a alma humana não é uma unidade simples, mas é múltipla, conforme a função que realiza”, Assim, a alma tem partes e cada uma das partes tem sua função psíquica. Chauí explica que “o exame e a classificação das funções psíquicas têm como ponto de partida duas constacões: a primeira é que não sabemos se cada operação que executamos – desejar ou apetecer, irritar-se ou enraivecer-se, compreender ou conhecer – é realizada por um elemento da alma ou pela alma inteira; a segunda é que ‘o mesmo sujeito, na mesma parte e relativamente ao mesmo objeto, não pode produzir ao mesmo tempo efeitos contrários’. Ou seja, se alguém tem sede, seu corpo sequioso produz na alma o desejo de beber água e ‘a alma do sequioso, na medida em que sente a sede, não quer outra coisa que não seja beber’, sendo impossível que a alma queiram ao mesmo tempo, não beber. Em outras palavras, um sujeito não pode ser contrário consigo mesmo, sob a pena de autodestruir-se, tornando-se o não-ser de si mesmo. No entanto, a experiência mostra inúmeras situações em que, apesar da sede ou da fome, decidimos não beber nem comer. Visto que uma mesma parte não pode ser contraditória consigo mesma, querendo e não querendo ao mesmo tempo a mesma coisa, o que impele a beber e a comer e o que impede de beber e de comer não pode ser realizado pela mesma parte ou pela mesma função.” (CHAUI, 2002: 292-293). São três as partes da alma:

1) “a parte ou função apatitiva ou concupiscente, situada ‘entre o diafragma e o umbigo’, ou no baixo-ventre, busca por comida, bebida, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos. Essa parte é irracional e mortal, terminando com a morte do corpo;” (CHAUI, 2002: 293).

2) “a parte ou função colérica ou irascível, situada ‘acima do diafragma na cavidade do peito’, se irrita ou se enraivace contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e tudo quanto lhe cause dor e sofrimento, incitando a combater os perigos contra a vida. Protetora do corpo, essa parte também mortal e irracional;” (CHAUI, 2002: 294).

3) “a parte ou função racional, situada na cabeça (face e cérebro), é a faculdade do conhecimento. Parte espiritual e imortal, é a função ativa e superior da alma, o princípio divino em nós.” (CHAUI, 2002: 294).

Fica claro então que a musica referida trata de duas partes (as partes irracionais) da alma, uma que ama e quer amar e outra que sobre pelo amor não correspondido.

Referência bibliográfica:

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, volume 1. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Filosofia?

Filosofia

PUC-RIO

User badge image

Ana Quaresma

Question Icon

Platão?

Filosofia

PUC-RIO

User badge image

Ana Quaresma

Question Icon

Desafio?

Filosofia

PUC-RIO

User badge image

Ana Quaresma

Materiais relacionados

32 pág.
FILOSOFIA - E M

EM Filosofia Adventista

User badge image

Josicelia Alves